Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecadigital.anvisa.gov.br/jspui/handle/anvisa/270
Título: Elaboração de um guia para registro do hipoglicemiante oral acarbose no Brasil
Autor(es): Bolzan, Rosangela
Ano de publicação: 2019
Resumo: A acarbose é uma substância altamente solúvel com baixíssimas permeabilidade e absorção e possui ação local no trato gastrintestinal, logo os estudos de biodisponibilidade relativa não são apropriados para avaliar a comparabilidade entre as formulações de acarbose. Assim avalia-se a possibilidade da realização dos testes farmacodinâmicos para substituir os estudos de biodisponibilidade ou estudos de perfil de dissolução comparativo. Atualmente o registro do medicamento acarbose comprimidos de liberação imediata é regulamentado pela resolução de produtos biológicos e exige diversos e dispendiosos estudos in vivo. Porém no mês de março de 2019 foi publicada a consulta pública 633/2019 sobre a regulamentação de registro de produtos biológicos de menor complexidade, que possibilita o registro de algumas drogas através da comparabilidade com um produto já estabelecido no mercado farmacêutico. A nova norma preconiza a apresentação de estudos comparativos de equivalência farmacêutica entre os produtos e estudos de biodisponibilidade relativa ou justificativa técnica para bioisenção. O objetivo deste estudo é propor um guia de registro para o medicamento acarbose comprimidos de liberação imediata que indicará os testes mais adequados para a realização dos estudos de comparabilidade. A agência FDA publicou um documento de orientação denominado “Guidance on Acarbose tablets” que trata de um guia de registro para o produto acarbose comprimidos de liberação imediata, onde estabelece dois tipos de testes para avaliar a bioequivalência de formulações de acarbose: um teste de perfil de dissolução e um estudo farmacodinâmico. Realizou-se uma análise crítica ao modelo proposto pelo guia FDA, através de uma discussão de um artigo publicado referente a um estudo de bioequivalência farmacodinâmico de formulações de acarbose comprimidos de liberação imediata elaborados no formato que estabelece o guia de registro de acarbose comprimidos do FDA 2009. O guia de acarbose FDA preconiza a utilização das concentrações séricas de glicose como desfecho farmacodinâmico. Os resultados do artigo apontam que estudos de bioequivalência farmacodinâmicos para avaliação de comparabilidade entre produtos de acarbose sofrem grande interferência dos mecanismos de controle homeostático da glicose, tornando-se pouco robustos. Consequentemente, os estudos de perfil de dissolução tornam-se a alternativa mais adequada para avaliar a comparabilidade entre dois produtos de acarbose, pois as principais variáveis a serem monitoradas são a solubilidade e a dissolução da formulação e as variáveis bioquímicas do sistema vivo não interferem nos métodos de comparabilidade. Ao final, foi apresentado guia de registro para o medicamento acarbose comprimidos de liberação imediata.
Publicação relacionada: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53849
Informações Adicionais: Para acessar o texto completo, clique no link disponível no campo Publicação relacionada
Palavra Chave: Acarbose

Farmacodinâmica

BOAS PRÁTICAS

Permeabilidade
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Gestão do Conhecimento

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.