Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecadigital.anvisa.gov.br/jspui/handle/anvisa/7431
Título: Voto n. 822/2022/CRES2/GGREC/GADIP/ANVISA
Autor(es): Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil)
Gabinete do Diretor-Presidente (GADIP)
Gerência-Geral de Recursos (GGREC)
Segunda Coordenação de Recursos Especializada (CRES2)
Ano de publicação: 2022
Resumo: RECURSO ADMINISTRATIVO. INFRAÇÃO SANITÁRIA. EMBARCAÇÃO. AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO. CONTRATAR EMPRESA SEM AFE. ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL EM EMBARCAÇÃO. INSUBSISTÊNCIA DO AUTO DE INFRAÇÃO. 1. Constatou-se por meio de registros de bordo que a embarcação Maersk Vega promoveu o abastecimento de água potável, mediante a contrato de terceiro, cuja pessoa jurídica não estava regularizada na Anvisa, no tocante à AFE. Inciso III Artigo 2º Seção I Capítulo II da RDC 345/2002. Inciso XXXII Artigo 10 da Lei nº. 6.437/1977. 2. Não ocorrência da prescrição intercorrente. 3. A autoridade julgadora de primeira instância entendeu pelo arquivamento do processo, levando-se em consideração decisão do STJ que vem excluindo a responsabilidade dos agentes marítimos pela infração sanitária ou administrativa apuradas no interior do navio. Súmula nº. 50/2010 – AGU. 4. A decisão da autoridade de julgadora de primeira instância foi anulada por estar destituída de data. 5. Em nova decisão, a autoridade julgadora de primeira instância entendeu pela manutenção do auto de infração, e aplicou multa no valor de R$75.000,00 (setenta e cinco mil reais). 6. Divergências entre a descrição da conduta no auto de infração, e a argumentação para a manutenção da autuação pela autoridade julgadora de primeira instância. 7. Conforme descrição do AIS, a recorrente foi autuada por contratar empresa sem AFE para prestação de serviço de abastecimento de água potável na embarcação, e não pela prestação desse serviço sem possuir AFE. 8. Impossibilidade de lavratura de novo auto de infração, com a descrição correta da conduta. Lapso temporal superior a cinco anos. 9. Não há nos autos qualquer documento que comprove que a autuada contratou empresa terceira sem AFE para a prestação do serviço. 10. Arquivamento do processo por insubsistência do auto de infração. CONHECER DO RECURSO E DAR PROVIMENTO.
Número do Processo: [Substituir pelo número do processo]
Informações Adicionais: Número do Auto de Infração Sanitária (AIS): 20/2011 – PP - Macaé - RJ
Número do Processo Administrativo Sanitário (PAS): 25752.333003/2011-31
Número do expediente do recurso: 1045642/17-2
SJO 18/2022
Palavra Chave: Autorização de Funcionamento de Empresa

Contratação de empresa

Divergência na descrição da conduta

Insubsistência do Auto de Infração Sanitária
Tipo: Voto/Despacho
Aparece nas coleções:Jurisprudência

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Voto 822-2022 - CRES2 - Maersk Supply Service_srp.pdf
  Restricted Access
287.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.